Noticias

Alterações legais em 2017






Alterações legais em 2017

2017-03-07

Em 2017, segundo a portaria n.º 302/2016, as alterações legais são essencialmente de dois tipos, veja mais!

Em 2017, segundo a portaria n.�º 302/2016, as altera�§�µes legais s�£o essencialmente de dois tipos:

- Nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT)

- Introdu�§�£o de taxonomias

De forma resumida, o ficheiro SAF-T (PT) �© uma estrutura normalizada com toda a informa�§�£o fiscal de uma empresa, num determinado per�­odo.

Com e ao fichstas altera�§�µes legais foram acrescentados novos camposeiro SAF-T (PT), relativos aos Impostos Especiais de Consumo e Impostos Aduaneiros, bem como aos equipamentos vendidos.

Foi ainda criado o conceito das taxonomias, sistema de codifica�§�£o que permite fazer a correspond�ªncia entre o plano de contas das empresas e um sistema de c�³digos disponibilizado pela AT. Na pr�¡tica, as taxonomias permitem o correto preenchimento do SAF-T (PT), assim como o preenchimento das demonstra�§�µes financeiras na Informa�§�£o Empresarial Simplificada (IES).

Estas novas regras s�£o aplicadas a todas as empresas que se encontrem obrigadas a gerar o ficheiro SAF-T (PT), e entram em vigor a partir do dia 1 de julho de 2017. A partir desta data, �© necess�¡rio que as empresas tenham o seu software atualizado para n�£o entrarem em incumprimento.

A Domoweb est�¡ a acompanhar os desenvolvimentos inerentes a esta portaria para adotar todas estas altera�§�µes legais. Tudo para que n�£o tenha de se preocupar.

http://info.portaldasfinancas.go�v.pt/pt/informacao_fiscal/codigos�_tributarios/CIRC_2R/irc123.htm