2022-08-16
"Usamos menos papel na fábrica e a automatização das encomendas torna o cliente mais autónomo"
Desafios
Digitalização e automatização do negócio
Agregar e disponibilizar a informação certa, para a pessoa certa
Controlo e planeamento das encomendas
Autonomia dos clientes na compra e transporte dos produtos
Gestão em real time das vendas
RESULTADOS
Gestão e integração das várias áreas da empresa
Monitorização e rapidez nos processos
Redução do trabalho administrativo
Melhoria da customer journey
Controlo de custos mais eficiente
Eficiência na produtividade dos colaboradores
No caminho da transformação digital
A digitalização das empresas é um caminho cada vez mais inequívoco e que não dá tréguas, seja qual for o sector ou produto. A Matosmix foi fundada em 1974 por Manuel Matos e tornou-se rapidamente uma referência nas redondezas. Dedicou-se desde sempre ao comércio de produtos agrícolas e de alimentos para produção animal. Porém, a vontade de crescer esteve sempre presente no espírito da empresa e em 1998 foi criada uma sociedade com os seus filhos que, em 2005, resolveram elaborar uma estratégia de modernização e expansão do negócio. Mais tarde, em 2012, viu ampliada a sua oferta devido à criação da marca Prestigium.
Automatizar para rentabilizar
Em 2017 a administração decidiu montar um laboratório assente na mais recente tecnologia, permitindo maior rapidez na avaliação e monitorização de matéria-prima adquirida e do alimento produzido, assegurando, desta forma, a rastreabilidade e qualidade dos produtos, do início ao fim do processo. Esta é uma empresa familiar que tem crescido de forma sustentável, fruto dos investimentos contínuos na unidade fabril, em equipamentos, recursos humanos e logística. Adélio Matos é um homem orgulhoso. Filho do fundador e um dos atuais CEO da Matosmix, tem visto com bons olhos a evolução da empresa familiar: “O software que utilizávamos estava obsoleto e não nos dava aquilo que precisávamos. Queríamos um software integrado na produção e que fornecesse rapidamente todo o tipo de informação.” Quando contactaram o Parceiro Domoweb, o objetivo era automatizar alguns dos processos mais morosos, assegurar a gestão do início ao fim do processo. No início, Adélio teve dúvidas de que fosse possível consegui-lo mas o tempo veio provar-lhe que estava enganado.