Noticias

Comunicação de séries à AT






Comunicação de séries à AT

2022-11-01

Comunicação de séries à AT PHC GO

Tendo já o utilizador criado, normalmente constituído pelo número de contribuinte da empresa/nº de utilizador atribuído, aceda ao PHC GO e dirija-se ao Menu > Definições > Gerais > Parâmetros.

 

1. Aceder ao Menu > Definições > Gerais > Parâmetros.

2. Na seção Comunicação ao Estado e no grupo Registo de séries na AT preencher os campos:

  • Utilizador a usar no registo de séries à AT via webservice
  • Palavra-Passe a usar no registo de séries à AT via webservice
O preenchimento dos campos anteriores implica a criação de um utilizador no Portal das Finanças para poder comunicar via webservice.
 
3. Gravar as alterações.

4. Uma vez efetuada a pré-configuração da configuração via webservice para os registo das séries, pode seguir um de dois caminhos:

4.1Para cada série de documento efetuar o registo individual, ou seja:
- A partir do ecrã de Registos de séries na AT ( Menu > Séries de Documentos)

- Introduzir um novo registo e preencher os dados requeridos pela AT, excepto o campo Código de validação (AT).

- Logo após gravar, através das ações do registo clicar em Registar na AT (esta ação irá fazer uma comunicação direta ao webserice da AT). Caso a comunicação e retorno da AT se realize com sucesso, o campo Código de validação (AT) será automaticamente preenchido com o código ATCUD proveniente da AT.
 
4.2 Efetuar o registo de uma só vez das séries de documentos fiscais, ou seja:

- Através do ecrã Registo de séries na AT em série ( Menu > Processamentos e SAF-T(PT) > Autoridade Tributária SAF-T(PT)

- Clicar em Nova Emissão

- No 1º passo (Dados) preencher os campos com os seguintes dados:
 
. Ano para registo: preencher com o ano ao qual pretende registar as séries de documentos.
. Entidade a registar: se pretender desde logo registar todas as séries documentais passíveis de registo na AT, selecione o item Todas, caso contrário, selecione o tipo de série que pretende registar (tem disponíveis as séries de faturação, dossiers, recibos e adiantamentos de clientes).
 
- No 2º passo (Registo de séries na AT) através da caixa de seleção selecionar a(s) série(s) que pretende registar e clicar no botão Registar apenas as séries selecionadas.

- Logo após ter confirmado, é iniciado o processamento do registo da(s) série(s) selecionada(s) à AT via WebService.
O processamento uma vez concluído, deve exibir no canto superior direito da aplicação o icon com o símbolo de setas recursivas com o nº 1 (indica o nº de processamentos concluídos e não consultados, este número é incrementado à medida que se forem realizando e concluíndo outros processamentos).

- Clicar sobre esse símbolo para navegar para o resultado do processamento.

- Será encaminhado para os detalhes desse processamento (descrição, nº interno do processamento, quem efetuou o processamento e a data/hora em que ocorreu).

- Na grelha dos Registo de séries, irão surgir a(s) série(s) registada(s) na AT e onde pode ver para cada uma delas qual o Código de Validação atribuído pela AT (ATCUD).